Dr.ª Margaret Almeida

Psicoterapeuta e Direção Clínica
Cédula Profissional nº 11060

Como começa o meu percurso no mundo da Psicologia, perguntam-me vocês?

Lembro-me das aulas de Psicologia do secundário, foi com o meu professor de Filosofia do ano anterior, que me apaixonei pela Psicologia. Foi nesse ano que comecei a receber as minhas melhores notas e, por isso comecei a ponderar que poderia ser o meu caminho, a minha vocação.

Na verdade, sempre ouvi em casa: “davas uma boa psicóloga, sabes ouvir e dar bons conselhos”. Isto deixava-me a pensar, mas não me entusiasmava. Felizmente fez-se o click e, lá fui eu para o curso mais entusiasmante da minha vida.

Adorava todas as aulas, com uma sede de conhecimento gigante. Comprava todos os livros que devia ler para saber mais sobre a mente humana e, sobre as relações humanas. Queria muito aprender a ajudar pessoas. No fundo, acho que também me queria ajudar a mim. Um cliché real, pois após tantos anos, tanta prática clínica, tantos alunos de Psicologia que passam na minha consulta, não tenho nenhuma duvida, que um bom psicólogo, passou por desafios, que ele próprio terá de trabalhar dentro dele primeiro, para depois poder orientar o outro no caminho da cura.

Sou apologista de que todos deveríamos fazer um processo psicoterapêutico na vida, para autoconhecimento e, aprofundamento de ferramentas para um maior autocuidado pessoal e, para melhor compreensão dos desafios vividos no passado.

Após essa compreensão e aceitação, a cura será possível, a transformação e a compaixão podem aparecer.
Não podemos saltar etapas, sei que a dor faz parte do percurso, sei que é ela que nos ajuda a dar o passo, para finalmente ligar e marcar a consulta de psicologia, que para muitos foi adiada durante anos. Não por falta de coragem, mas sim porque muitos sabem, que desenrolar o novelo de histórias que carregam é doloroso. Ouvir em voz alta, contar a história dura que tiveram, é difícil! Mas é aí, que começa a mudança.
Este momento de pausa, a sua hora de terapia, muitas vezes é o único momento onde param e tiram tempo para si mesmos, para cuidar de si.
Estamos tão habituados a viver em modo automático, que parar pode ser o desafio maior. Olhar para dentro é desafiante, sobretudo para aqueles que não aprenderam a fazer isso na sua infância, ou não tiveram os cuidados adequados de amor por parte de quem deveria ter sido cuidador.

Que privilégio o meu, ter quem está disponível para se despir das suas defesas, da sua armadura, para se abrir e aceitar a minha ajuda.

Sinto que sou um veículo, que orienta o caminho, que oferece várias possibilidades de terapia, porque todos são diferentes, e cada um é único.

Como sou uma apaixonada pela ciência que é a Psicologia, dentro da minha caixa de ferramentas, vou colocando os ensinamentos que me fazem sentido, para apoiar a conexão entre o corpo e a mente.
Hoje sabemos que se não ajudarmos o corpo a desbloquear o trauma, e se não ajudarmos o corpo a se reconectar com a mente, a mudança não acontece. Por isso, as minhas consultas não são feitas somente pela fala.

Sou uma apaixonada pelas terapias de terceira geração, estou constantemente em formação e desenvolvimento profissional, para melhor servir os que me procuram e, depositam as suas esperanças de ficar melhor na minha consulta.

Acredito que há uma versão de mim que se atualiza a cada pessoa que passa por mim, que se emociona com as histórias que ouve, porque também sou humana.

A mudança para mim já não é um desafio, eu abraço a mudança com curiosidade e entusiasmo, mas também com os meus medos e ansiedades, a diferença é que eles não me paralisam, movem-me para a frente.
Foi esse abraçar da mudança com esta naturalidade que fez este espaço onde hoje existe uma equipa de psicólogos, que foram escolhidos por mim, porque confio neles e no trabalho deles, e no empenho que dedicam a cada caso que lhes passo. Tenho hoje em dia o privilégio de ensinar colegas de profissão, através da minha experiência e formação clínica, algo que nunca idealizei, mas que gosto muito de fazer. Na verdade, acho que fico contagiada com o entusiasmo de quem quer aprender, isso ativa em mim as memórias de infância da minha sede por conhecimento e aprendizagem.

Obrigada a todos os que passaram por mim, que me ajudaram neste caminho, que confiam em mim, ao longo de mais de 17 anos de profissão.

Notas curriculares

  • Efetua prática privada com Crianças, Adolescentes e Adultos desde 2011
  • Mestrado em Psicologia Clínica – ISMT
  • Pós-graduada em Consulta de Psicologia e Psicoterapia (ISLA)
  • Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
  • Especialidade em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
  • Practitionner EMDR Certificada pela EMDR-Portugal & EMDR-Europa
  • Supervisora EMDR Certificada pela EMDR-Portugal & EMDR-Europa
  • Practitionner EMDR de Crianças e Jovens, Certificada pela EMDR-Portugal & EMDR-Europa.
  • Formação em Brainspotting (nível 3) – David Grand, PhD
  • Formação em Hipnose Clínica através da GPM Hypnos Portugal
  • Pós-graduação em Hipnoterapia
  • Facilitadora de IFS –Sistemas Familiares Internos – Nível 3
  • Somatic Experiencing Practitionner (SEP) pela Somatic Experiencing Internacional
  • Formada em Mindfulness para Crianças e Jovens
  • Formação espacializada em vários temas de Trauma, ao longo dos anos.
  • Formação em Intervenção Psicológica em Situações de Catástrofe, pela OPP
  • Formadora – CCP
  • Orientadora de Estágios pela OPP
  • Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 11060
  • Membro da Associação EMDR Portugal nº101
  • Realizou funções enquanto Tesoureira na AEMDR Portugal (2020-2023)